Que as férias não sejam desculpa…

… Para abandonar o teu animal de estimação.

Ao fazer scrol nas redes sociais, são inúmeros os posts que mostram animais abandonados, pedindo adoptantes ou FAT’s. Infelizmente, nas férias, costumam aumentar os casos.

Se não podes levar o teu animal contigo, pede a um familiar ou a um amigo que tome conta dele enquanto estás fora. Também existem hotéis para animais ou pet sitters que se deslocam a tua casa e tomam conta do teu animal. É certo que estas últimas alternativas são mais dispendiosas e que nem todos têm disponibilidade financeira para optar por elas. Mas lembra-te de que quando levaste um animal para tua casa, assumiste um compromisso com uma vida. Por isso, encontra a melhor alternativa. A alternativa que o inclua.

Um animal doméstico não aprendeu a sobreviver na rua, como um animal que nasceu numa colónia. Tu ensinaste-o a receber mimos e a enroscar-se na mantinha que lhe deste. Ensinaste-o a comer no prato onde lhe dás a comida. Não o ensinaste a lutar com outros animais, a fugir de animais que não gostam dele, a encontrar locais para se proteger do frio. Não o ensinaste a encontrar a sua própria comida.

Um animal ama incondicionalmente. Até quando páras o carro e o abandonas na estrada, entregue à sua sorte, até nesse momento, ele continua a amar-te incondicionalmente. Lembra-te disso quando fores de férias.

© Isa Lisboa