Consumir(-te) antes do prazo de validade

hourglass-1703330__340

A nossa sociedade gosta de colocar prazos de validade. E não falo dos iogurtes, dos sumos, dos enlatados e dos congelados.

A nossa sociedade gosta de colocar prazos de validade às pessoas. A mim, A ti.

Tens que fazer isto até aos 20, aquilo até aos 30, ai de ti que passes dos 40 para aquela outra coisa, aos 50 não podes mesmo fazer isso, aos 60, faz muito pouco e, a partir daí, cuidado, cuidadinho, que a idade pesa-te e a tua já é para teres juízo.

Se sais dessa linha, és tola. Se decides, aos 40, mudar de vida, és doida; se aos 60 ressuscitas um sonho, és mesmo doida.

Se, em qualquer idade, fazes algo que “já não é para a tua idade”, és ridícula. És ridícula porque isso não é para a tua idade. És ridícula, porque já passaste a validade e ainda assim, insistes.

Insistes em viver, em seres tu, em procurares o que te faz feliz. Insistes em não te acomodares. Em não te acostumares com o que não queres. Insistes. Passas o prazo da validade. Passas o prazo da validade da sociedade.

Usas roupas ridículas, unhas ridículas, cabelo ridículo, tens um riso que incomoda tanta gente. Seres feliz incomoda muita gente. Teres as tuas próprias opiniões incomoda tanta gente.

Mas tantas pessoas incomodadas com o teu prazo de validade, outras tantas sorriem contigo. Outras tantas ficam felizes por verem os outros felizes. Mesmo que tenham um prazo de validade diferente do seu.

Saboreio a vida sem olhar para o prazo de validade que alguém me impôs. Porque se eu me restringir a esse prazo de validade, acabo por me consumir, dia por dia. E ao fim de um tempo, não serei eu quem perderá o meu prazo de validade. Será a vida. Será a minha vida que perdeu o prazo de validade, e eu nem terei dado por isso!

© Isa Lisboa

 

Imagens: http://www.pixabay.com

6 thoughts on “Consumir(-te) antes do prazo de validade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s