In the Bookshelf – Os herdeiros da terra

Os Herdeiros da Terra, de Ildefonso Falcones é a continuação da história A Catedral do Mar. Volta a levar-nos à Barcelona Medieval, levando-nos numa viagem histórica, ao mesmo tempo que nos envolve num drama que envolve várias personagens. Voltamos a encontrar por pouco tempo Arnau Estanyol, o herói do primeiro livro. Neste, o herói é Hugo Llor, um rapaz de 12 anos que vai vendo a sua vida mudar, muitas vezes ao sabor dos caprichos de quem ocupa o poder.

Na sua vertente histórica, à semelhança do primeiro livro, somos transportados para uma realidade dura, em que a vida humana parecia valer pouco, pelo menos aos olhos ocidentais do século XXI. Uma realidade em que a justiça se fazia com métodos de tortura e com execuções sangrentas. Também uma realidade de crenças religiosas com que se influenciava o rumo da vida, fosse por influências, fosse por perseguições religiosas.

Na sua vertente de romance, no início senti que algumas coisas da vida de Hugo Llor estavam inspiradas na do seu mentor Arnau Estanyol, mas depois esta personagem começa a ganhar os seus próprios contornos, embora mantenha sempre presente um ensinamento base de Miser Arnau: “Não te curves perante ninguém!”.

Tenham ou não lido o primeiro livro, para quem gosta de romances históricos (e não só), fica esta sugestão de leitura.

 

© Isa Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s